EXCELÊNCIA E ELEGÂNCIA EM DERMATOLOGIA CLÍNICA, ESTÉTICA E CIRÚRGICA EM RECIFE
William Shakespeare
Bioestimuladores de colágeno são substâncias biodegradáveis que, ao serem injetadas em camadas específicas da pele, promovem a produção de novas fibras de colágeno e melhoram a firmeza cutânea. São indicados sobretudo para o rejuvenescimento, reposição de volume a longo prazo, e tratamento da flacidez da pele decorrente do processo de envelhecimento. Podem ser aplicados na face e no corpo, em áreas como pescoço, braços, abdômen, glúteos e coxas. As principais substâncias para este fim são:
- Hidroxiapatita de Cálcio – Radiesse
- Ácido Poli-l-lático – Sculptra
- Policaprolactona – Elansé
- Fios de PDO
O Ultraformer III facial é um tratamento não cirúrgico, inovador, que usa o ultrassom microfocado para tratar gordura localizada e flacidez através do estímulo de colágeno. É realizado em consultório após aplicação de anestésico tópico e tem duração média de 30 minutos. Na face, ele é capaz atenuar as rugas das regiões tratadas, proporcionar um afinamento do rosto, melhorar a flacidez de áreas como testa, pálpebras, sobrancelhas, bochechas, papada e o pescoço, e promover um efeito lifting. O tratamento facial pode variar de uma a três sessões (com intervalo mensal) de acordo com o grau de flacidez. Além de seguro, o procedimento permite que o paciente mantenha as suas atividades diárias normalmente.
A Toxina Botulínica, popularmente conhecida como botox, é uma substancia que atua diminuindo ou impedindo a contração dos músculos causadores das rugas de expressão, promovendo o rejuvenescimento das áreas tratadas após ser aplicada em regiões específicas. Dentre as suas indicações para uso estético, estão a melhora das linhas de expressão e das rugas dinâmicas ao redor dos olhos (pés de galinha) e da boca (”código de barras”), das linhas na testa e das rugas no pescoço. Não existe idade certa para se começar a fazer botox, mas idealmente sua aplicação deve se iniciar antes que as rugas estáticas (aquelas que ficam aparentes mesmo com o rosto parado) apareçam. Após o procedimento, é importante não deitar ou abaixar a cabeça por 3 a 4 horas e evitar realizar exercícios físicos durante 24 horas após sua aplicação. Os efeitos da injeção podem começar a ser sentidos entre o terceiro e o décimo dia após a sua realização e costumam durar cerca de 4 a 6 meses. Além da parte estética, a toxina botulínica pode ser utilizado para tratamento de algumas condições clínicas, como enxaqueca e suor excessivo (hiperidrose) nas axilas, mãos e pés.
A palavra peeling vem do inglês e significa “descamar”. O peeling é um procedimento simples e seguro que promove a renovação da pele e o estímulo de colágeno, podendo ser de dois tipos:
- Peelings físicos: variam desde lixas e cremes abrasivos até aparelhos de microdermoabrasão por fluxo de cristais (peeling de cristal) ou lixas de pontas de diamantes (peeling de diamantes). Além de ajudarem na esfoliação e renovação da pele, proporcionam a penetração de ativos. Podem ser feitos isoladamente ou associados aos peelings químicos.
- Peelings químicos: consistem na aplicação de ácidos sobre a pele que aceleram a renovação celular e estimulam a produção de colágeno. Podem ser classificados em muito superficiais, superficiais, médios e profundos. Dentre as suas indicações estão a melhora da textura cutânea, diminuição dos poros, clareamento de manchas como o melasma, rejuvenescimento e tratamento da acne, estrias e cicatrizes. Dentre os ativos mais comumente utilizados, encontram-se os ácidos retinóico, tricloroacético, salicílico e glicólico, além da solução de jessner e do fenol.
A luz intensa pulsada (LIP) é uma tecnologia que utiliza feixe de luz com característica policromática (possui vários comprimentos de onda), o que lhe permite ser um dos tratamentos mais versáteis dentro do universo da cosmiatria. É eficaz no tratamento de manchas escuras da pele (principalmente melasma e manchas senis), telangiectasias (vasinhos), acne, rosácea, estrias vermelhas e remoção de pelos. Outros benefícios incluem estímulo da produção de colágeno, proporcionando rejuvenescimento cutâneo, melhora da textura da pele e redução no tamanho de poros.
O preenchimento facial com ácido hialurônico é um dos procedimentos estéticos mais procurados no mundo, pois permite a hidratação da pele e a correção de assimetrias, imperfeições, rugas e sulcos. É indicado para melhorar o bigode chinês, tratar as rugas ao redor da boca (chamadas de “código de barras”) e as linhas de marionete, atenuar olheiras profundas, aumentar o volume dos lábios, melhorar o formato do queixo e do ângulo da mandíbula, além de destacar as maçãs do rosto. Pode ser aplicado, ainda, no nariz para torná-lo mais harmônico com as demais áreas da face. Nos últimos anos, tem-se utilizado bastante a técnica do MD codes™ (Códigos Médicos, na sigla em inglês), desenvolvida pelo cirurgião plástico brasileiro Dr. Maurício de Maio, que sistematiza o uso de preenchedores em pontos específicos do rosto. Porém, é importante destacar que esse mapeamento é individualizado, ou seja, varia de acordo com as características de cada paciente, o que
oferece resultados ainda melhores e naturais. O preenchimento com ácido hialurônico é procedimento seguro, cujos primeiros resultados já podem ser notados imediatamente após a aplicação (embora sejam mais visíveis após alguns dias) e tem duração média de 6 a 18 meses, a depender da área tratada.
A harmonização facial é um conjunto de procedimentos estéticos que tem como objetivo promover um equilíbrio na aparência do rosto ao melhorar a proporção entre as diferentes regiões da face, sendo o preenchimento com ácido hialurônico uma das técnicas mais utilizadas. Sua realização é indicada para homens e mulheres que desejam melhorar a estética facial, sem exageros ou aspecto artificial.
O microagulhamento, também conhecido como indução percutânea de colágeno por agulhas (IPCA), é uma técnica que utiliza um dispositivo com microagulhas, que, ao ser passado sobre a pele, após anestesia local, promove múltiplas perfurações, induzindo a formação de colágeno e elastina. Além disso, essas micropunturas também podem facilitar a entrada de medicamentos nas camadas mais profundas da pele, um processo conhecido como “drug delivery”. O procedimento pode ser indicado para o tratamento de cicatrizes de acne, atenuação de rugas e linhas de expressão, flacidez, estrias, melasma e também calvície.
O laser (acrônimo de “Light Amplification by Stimulated Emission of Radiation”, que em português quer dizer “amplificação da luz por emissão estimulada de radiação”) é uma tecnologia de ponta, segura, que emite energia através de luz para atingir um determinado alvo. Existem vários tipos de laser que atuam em diferentes alvos e que possuem indicações específicas de acordo com o que se pretende tratar. Esse alvo pode ser a melanina (encontrada nas manchas escuras), a hemoglobina (encontrada nos vasos) ou a água (encontrada na pele, importante pra o tratamento de rugas e flacidez). Essa tecnologia é indicada para pessoas que desejam diminuir a flacidez cutânea e melhorar o aspecto de manchas, rugas, cicatrizes, estrias e lesões vasculares. Além disso, também é bastante utilizada para eliminar pelos indesejáveis e remover ou atenuar tatuagens. Além da face, o tratamento pode aplicado em diversas partes do corpo, como pescoço, colo e mãos, para retardar o processo natural do envelhecimento.
A sigla MMP® quer dizer “microinfusão de medicamentos na pele” e consiste na utilização de um aparelho que possui uma ponteira acoplada a agulhas que penetram na pele, atingindo a profundidade desejada. As agulhas são imersas em medicamentos estéreis, que são infiltrados na área desejada, atingindo diretamente os pontos que precisam ser tratados, aumentando a eficácia de várias terapias. O número de sessões varia de acordo com a necessidade e o problema a ser tratado, sendo o intervalo entre elas de cerca de um mês. As principais indicações para uso na face são tratamento de melasma, atenuação de cicatrizes e rejuvenescimento. Outras condições que podem ser abordadas com essa técnica incluem alopecia androgenética (calvície) feminina e masculina, leucodermia gutata (manchas brancas arredondadas que surgem nos braços e pernas pela exposição crônica ao sol) e estrias.
A radiofrequência fracionada é um tratamento estético que age através de ondas eletromagnéticas. Essas ondas provocam oscilação das moléculas de água, transformando a energia eletromagnética em energia térmica (calor). Durante a sua realização, o aparelho utiliza a tecnologia de radiofrequência em conjunto com microagulhas, promovendo microfuros na pele. Ao atingir a camada cutânea mais profunda o calor se distribui, induzindo a formação de um novo colágeno através do aquecimento da área tratada. É indicado sobretudo para o tratamento de rugas, flacidez, cicatrizes e estrias e melhora da textura global da pele.
É um procedimento estético injetável capaz de hidratar profundamente a pele através da aplicação de ácido hialurônico de baixo peso molecular. Além da hidratação intensa, o skinbooster proporciona o rejuvenescimento facial, melhora das rugas finas, firmeza e reposição da perda da elasticidade cutânea. Embora use ácido hialurônico (mesma substância presente nos preenchedores), o principal objetivo do skinbooster não é preencher, mas hidratar a pele, deixando-a mais revitalizada.
Copyright © 2022 Jéssica Menezes Dermatologia – Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por GoDaddy
Usamos cookies para analisar o tráfego do site e otimizar sua experiência nele. Ao aceitar nosso uso de cookies, seus dados serão agregados com os dados de todos os demais usuários.